As importações brasileiras de fertilizantes atingiram um novo recorde nos últimos cinco anos. Em 2024, os portos nacionais receberam 44,3 milhões de toneladas do insumo, um aumento de 8,3% em relação às 40,9 milhões de toneladas importadas no mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) na edição de janeiro do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Porto de Paranaguá liderou as importações no período de janeiro a dezembro, com um total de 11 milhões de toneladas, superando as 10,3 milhões registradas em 2023. Nos portos do Arco Norte, o volume importado saltou de 5,97 milhões para 7,52 milhões de toneladas. Já pelo Porto de Santos, foram desembarcadas 8,88 milhões de toneladas em 2024, contra 8,56 milhões no ano anterior.
Exportação de soja cresce pelo Arco Norte
O Boletim Logístico também aponta um aumento nas exportações de soja pelos portos do Arco Norte. Em dezembro de 2024, essa região foi responsável por 34,8% das exportações nacionais do grão, superando os 33,8% registrados no mesmo período de 2023.
Mercado de fretes apresenta variações regionais
No setor de fretes, o Boletim destaca oscilações nas cotações em diferentes estados:
- Bahia: Houve redução na cotação dos fretes devido à menor demanda logística para transporte de grãos em relação a novembro.
- Distrito Federal: Pequenas variações nos preços nas praças pesquisadas, com estabilidade nas rotas para os portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP).
- Goiás: A demanda por fretes em Rio Verde foi baixa, como já é comum no período. Apesar da menor movimentação, algumas rotas de Cristalina e Catalão registraram aumento nos preços.
- Maranhão: Em dezembro, não houve registro de fretes rodoviários para o Porto do Itaqui ou para o Terminal Ferroviário de Porto Franco devido à ausência de estoques.
- Mato Grosso: O mercado de fretes manteve ritmo lento no fim do ano, com queda nos preços em quase todas as rotas originadas no estado.
- Mato Grosso do Sul: Os preços dos fretes oscilaram negativamente devido à menor disponibilidade de produtos para transporte.
- Minas Gerais: As exportações de café seguiram sendo realizadas por cooperativas e exportadoras, mantendo os valores dos fretes dentro da média histórica, impulsionados pela boa demanda.
- Piauí: O mercado de fretes seguiu retraído em dezembro, impactando os preços cobrados nas principais rotas de escoamento agrícola do estado.
Fonte: Conab